Bibliowiki:Como colaborar
O Bibliowiki está aberto a colaborações. Saiba aqui como colaborar.
Há duas maneiras de conversar sobre o projecto e fornecer-lhe dados novos e correcções a erros que a base de dados possa conter: uma mailing-list e o wiki propriamente dito.
O wiki
Uma vez que o espaço de hospedagem para este site é seriamente limitado, o wiki não pode funcionar da mesma forma que a wikipédia e a maioria dos wikis funcionam. Assim, ao passo que na maior parte dos wikis qualquer pessoa pode editar livremente a maioria das páginas, neste a edição está impedida a quem não tenha conta aberta no wiki (ou seja, a editores anónimos) e as páginas propriamente ditas estão protegidas, só podendo ser editadas pelos administradores. Os utilizadores registados que não são administradores podem criar páginas novas ou editar páginas de discussão. Para explicar o motivo teremos de explicar um pouco do modo como o software wiki cria e gere a base de dados.
Quando se faz uma edição numa página de um wiki, o que se está realmente a fazer, no que à base de dados diz respeito, é criar uma página nova na base de dados. Ou seja: se os dados de uma determinada página ocupam 1000 bytes e a edição lhe acrescenta 20, não ficamos com 1020 bytes relativos a essa página na base de dados mas sim com 2020 (os 1000 da página original mais os 1020 da alterada). Como facilmente se compreende, isto leva a que as bases de dados dos wikis tenham tendência a crescer muito e rapidamente.
A fim de evitar que o mesmo aconteça aqui, usamos a proibição de edição anónima para prevenir a maior parte da edição espúria, os testes, os vandalismos, etc. Além disso, iremos limpar os históricos das páginas de vez em quando (aqui, a autoria de uma dada alteração não tem a importância que tem na wikipédia) e as páginas de discussão que tiverem chegado a uma conclusão ou cuja informação tiver sido integrada na página a que se referem serão eliminadas de forma sistemática.
Mesmo assim, julgamos que talvez não venha a ser suficiente, dado o volume previsível de dados reais que um site como este terá, pelo menos em potência, e por isso aconselhamos o uso da mailing-list para a maior parte das discussões.
A mailing-list
A mailing-list deste projecto é o grupo fc-e-f do Yahoogroups. Originalmente concebida como newsletter onde se divulgavam as novidades nas versões anteriores do site, é agora uma lista de correio de entrada e participação livre, aberta a todos. Aconselhamos vivamente a que todos os interessados neste projecto se inscrevam e a utilizem até ao máximo do seu potencial e para tudo aquilo que não seja obrigatório fazer por intermédio do wiki.